quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reaproveitar



Olá Gente, essa semana como corre?

No post de hoje venho mostrar uma receita que fiz depois da Páscoa, (estava esquecida, desculpem), em alturas de festas faço sempre muitos doces e acaba sempre por sobrar, este ano não foi dos piores, mas fiquei com um pão-de-ló por enxertar, e como nós em casa somos só dois, íamos ter pão-de-ló por um ano.
Foi então que ocorreu-me a ideia de reaproveitar, com ele fazer um semi-frio, como ao domingo há sempre almoço de família, nada melhor que uma sobremesa diferente para alegrar a família. 

Vamos à parte que interessa, receita:






Ingredientes:

- meio pão-de-ló (vocês podem usar outro bolo);
- 2 pacotes de natas;
- 2 folhas de gelatina;
- café solúvel;
- adoçante liquido;








































1 / 2 - Comecei por derreter a gelatina incolor, numa tigela com água fria coloquei as duas folhas de gelatina, até que acabaram por ficar absorvidas pela água, mas como nunca ficam bem dissolvidas coloco sempre uns segundos no microondas para ficarem no ponto (comigo nunca funcionou muito bem, mas até uma amiga ter-me passado a dica do microondas, agora corre bem melhor. Obrigado!!).Depois preparei o café.
 Agora vamos à parte em que entra o pão-de-ló, parti-o em pedaços bem pequenos e foi colocando na forma (convém ser de fundo amovível, se não tiverem façam num pirex que também dá);

3 / 4 - Feito isto bati as natas até ficar em ponto de castelo, depois acrescentei a gelatina e continuei a bater; 













































5 - Acrescentei o café às natas;

6 - Adicionei umas gotas de adoçante, em vez de adoçante podem usar leite condensado que também fica muito bom, mas como temos que ter cuidado com a linha, o adoçante é uma boa opção. Continuei a bater até todos ingredientes se envolverem;

7 / 8 - Por fim é só deitar a mistura anterior por cima do pão-de-ló e espalhar de maneira a cobrir tudo;



Agora é só levar ao frigorífico por umas duas horas para ficar fresquinho, e está pronto a ser servido. 




Fotos: André Silva



Lipa***



2 comentários: