terça-feira, 21 de outubro de 2014

7 Meses a ser Mãe



Bom dia,

Uma feliz terça feira para todos vós!!

Para quem já me segue sabe que fui Mãe... para quem chegou agora, fui mãe de um lindo menino chamado Salvador que tem agora 7 mesinhos!!

O tema de hoje será esse... na última vez que aqui escrevi sobre isso ele tinha 4 meses!! Em dois meses tanta coisa muda!!

Vamos por partes!!

As mudanças:

Aos 4 meses coloquei o piolho a dormir sozinho no quarto dele!! Se foi uma decisão fácil... não, não  foi, e a primeira noite foi penosa para nós pais, praticamente nem dormimos e tive que convencer o meu marido a não dormir no chão do quarto dele, porque era essa a vontade dele!! O piolho nem deu por isso!! Hoje olhando para trás, vejo que foi na altura certa, ele adaptou-se lindamente à mudança, e foram logo duas grandes mudanças de quarto e de cama, ele no nosso quarto ainda dormia num berço, ao polo no quarto dele quis que fosse logo para a cama de grades!! Acreditem que a decisão foi impulsiva... mas eu sou assim... o meu marido chegou a casa e eu disse-lhe é hoje que o menino vai dormir no quarto dele... ele achou boa ideia... mas ficou reticente!! E eu pedi logo para desmontar e arrumar o berço, porque sabia que se ele chorasse, eu com pena colocá-lo-ia logo no nosso quarto!! Eu sou de ideias fixas...

Mas o pequeno não chorou, dormiu toda a noite, tranquilamente e acordou como sempre às 7.30h, confesso que estava à espera de pior!!

Mas acreditem, por muitos foi uma decisão aclamada, por outros nem por isso... porque é muito pequenino, porque tem frio e se chora!! Eram motivos que nunca mais acabavam!!

Eu fiz o que o meu instinto mandava, experiência não tinha porque é o primeiro filho, mas por ouvir outros pais a comentar que a mudança de quarto era sempre muito complicada, e quanto mais tarde pior.. optei por polo aos 4 meses, visto que já não dava o "peito" durante a noite, e ele já dormia a noite toda!! Esta etapa foi concluída com sucesso :)

5 meses - Introdução da sopa, fruta e papa

Como aos seis meses eu já começava a trabalhar, tivemos que começar a prepará-lo para o "desmame" da mãe!! O salvador até aos 5 meses foi alimentado só por leite materno, como teve sempre no peso bom e desenvolvia bem, nunca se introduziu nada!! E por conselho do pediatra começamos pela sopa!! Numa linda segunda feira lá fiz a sopa, conforme indicação da lista do pediatra, e não sei se vocês têm essa ideia, mas eu tinha!! Que a sopa de bebe é horrível!! Qual é o meu espanto ao provar e constatar que a sopa é muito saborosa, gostei tanto que agora faço a mais para mim :)

Vamos então dar a sopa ao piolho, abrir abriu bem a boca, mas fez umas caretas tão feias quando provou... tipo isto é horrível mãe, eu não quero... dá-me leitinho!! Eu com pena não insisti mais... mas passado um bocado, eu sou persistente, tentei outra vez, e não é que ele comeu a sopa toda num instantinho!! Qual foi o problema inicial?? Tava quente, e ele gostou mais em fria!! Andou para aí 3 semanas a comer a sopa fria, agora já tolera muito melhor a temperatura!! Explicou o pediatra, que é um santo, que era por estar habituado ao leite materno que é morno!! Agora come bem, tolera todos os alimentos, nunca fez reação!!

A papa já é sabido que marchou lindamente, nem pestaneja!!

Ele adora comer, mal vê a colher dele e o prato fica eufórico, é uma boquinha santa!!

Também introduzimos fruta natural, mas isso foi fácil, é doce, ele gosta, já come papaia, meloa, melão, melancia, kiwi, banana, maça e pera, gosta de todas... então se juntar bolacha maria, chama-lhe um verdadeiro pitéu!!

A parte da comida também foi fácil!!

6 meses - regresso ao trabalho e a chegada dos dentes

A parte dificel ter que deixá-lo, foram 6 meses muito bons, mas tive que voltar à realidade do dia a dia, o Passos Coelho não quis pagar mais :(
Ele como ficou com o meus sogros não foi tão difícil... estava mais que habituado com eles, ele também não estranha ninguém, ainda por cima os avós dão -lhe brincadeira, vai e fica todo contente. Adaptou-se bem à rotina. Custou mais à mãe do que ao filho... ter que o deixar... apesar de saber que está muito bem entregue é sempre penoso!! Mas já me habituei às rotinas diárias, e confesso que estou feliz por ter voltado ao trabalho, porque além de gostar daquilo que faço, faz bem à alma, cabeça e carteira ;)

O Salvador fez 6 meses passado uma semana veio o primeiro dente!! Chegou sem aviso prévio!! Num dia não tinha nada no outro já se via o branquindo do dente!! Se fez alguma reação não!! Ele babar já se babava há que tempos, às vezes parece que abre a torneira e esquece-se de fechar, imaginem que á custa de se babar tanto ganhou uma equizema atópica, que não foi nada fácil de curar!! é que ele não tolera babetes... tenta logo arrancar... enfim... Mas voltando aos dentes, não ganhou febre, não teve diarreia, nem sequer perdeu o apetite!! E passado uma semana lá veio o outro!! Penso que por terem vindo cedo, a gengiva como é mais tenra não lhe custou tanto... mas isso digo eu, que não sou nada entendida na matéria!! Está tão engraçado com os dentes, faz cada careta!!

Aos seis meses introduzimos os iogurtes tarefa muito fácil, chora por mais!!

Já estão a ver que comer, é com ele!!

7 meses fresquinhos

Já se quer sentar, presta sentido aquilo que fazemos e dizemos, bate palminhas, todos os dias aprende uma novidade!!

Se dizemos Salvador faz isto ou aquilo... não nos liga nenhuma, distraído faz todo!!

A nível de comida vamos introduzir a sopa de peixe, e vai passar a fazer duas refeições de sopa por dia, ao meio dia e á noite. Vamos ver como corre.

O meu piolhinho está a crescer... já não está tão depende da mãe

Pronto... falei de mais... melhor escrevi muito... mas como estive tento tempo sem contar as novidades... tinha muito para contar!!

Espero não vos ter maçado muito...!!

Beijinhos, fiquem bem

Lipa ***

2 comentários:

  1. Aí que legal seu post...eu estou esperando a minha, que nasce em Fevereiro *--*
    Eu não vou ter isso de mudança de quarto, já que só tem um em casa :/ mas creio que a insegurança seja grande, sua sorte foi ele ter se adaptado logo no primeiro dia.
    Acho que o que mais se passa na minha cabeça é sobre voltar ao serviço, já que a empresa só da os 4 meses de direito :( e ainda não sei com quem irá ficar.
    Fiz um post começando a falar dessa fase, ficarei feliz se compartilhar comigo também sua experiência lá no Blog
    http://penteadeiracorderosa.blogspot.com.br/
    Beijos flor

    ResponderEliminar
  2. Olá Regiane antes de mais obrigada pela visita e comentário!!
    A chegada de um filho é sempre muito esperada e muito ansiada, mas com ela vem também os medos e as incertezas e inseguranças!! Eu tinhas muitas... mas ouvi sempre o meu instinto, coração de mãe fala sempre mais alto... e até agora não me tenho saido mal!!
    Parabéns pela sua gravidez, vai correr tudo bem!!
    Muitas felicidades
    Lipa ***

    ResponderEliminar